quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MANIFESTO DOS MÉDICOS PLANTONISTAS DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO E O HOSPITAL GERAL DE GUARÚS

MANIFESTO DOS MÉDICOS PLANTONISTAS DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO E O HOSPITAL GERAL DE GUARÚS

Os médicos plantonistas lotados na emergência dos Hospitais Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus protestam veementemente contra as declarações do Sr. Anthony Garotinho proferidas no seu programa de rádio nas últimas semanas, em que foram alvo de críticas.
Com relação aos comentários maldosos e inverídicos do Sr. Secretário de governo do Município temos a declarar que:
1 - O Hospital Ferreira Machado é referência de urgência e emergência em saúde para toda a região incluindo municípios de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, São Fidelis, Italva e Cardoso Moreira e ainda parte de Macaé, Conceição de Macabu estendendo-se em alguns caso até Região dos Lagos e Casimiro de Abreu. Por isto figura entre os hospitais do Estado do Rio de Janeiro, como um dos principais no atendimento a urgência, além da referencia regional em AIDS e Tuberculose.
2 – As equipes de plantão incluindo médicos, profissionais de enfermagem, assistentes sociais, funcionários administrativos e outros funcionam em perfeita harmonia de forma respeitosa e integrada cumprindo cada qual sua função no compromisso assumido. Não é verdade, portanto como disse o Secretário, que tenha flagrado “enfermeiro cumprindo papel de médico”, até porque tal fato é exercício ilegal da profissão passível de punição pelo conselho profissional correspondente e processo civil.
3- Com freqüência há falta de material de consumo bem como de instrumental adequado para o atendimento a pacientes em varias especialidades.
4- Que as instalações físicas estão inadequadas, mal conservadas, comprometendo o atendimento  a população.
5- Que a regulação de internações nos hospitais credenciados da rede não dão conta da lotação e demanda causando pletora no pronto socorro.
O que os médicos querem é um piso salarial digno para a categoria reduzindo a forma de remuneração por gratificação, não incorporadas ao salário e ausentes na aposentadoria do profissional, e a implantação imediata do Plano de Cargos e Salários, prometido pelos vários  governos que se sucederam e não cumprida, embora exigida pela Lei Orgânica  da Saúde 8080.
Até que isto ocorra os médicos plantonistas reunidos em Assembléia Geral do Sindicato dos Médicos de Campos, não aceitam a redução do valor das atuais gratificações. Queremos ainda condição adequada de trabalho com repouso, alimentação e higiene garantidas para um profissional que passa 24 horas em um plantão. Exigimos provimento de materiais e insumos adequados para a prestação de um serviço digno à nossa população.
Desde a inauguração dos pronto socorros a estrutura  permanece a mesma, embora a população atendida tenha se multiplicado, causando com isso sobrecarga as unidades, propiciando um atendimento indigno aos usuários (falta de privacidade, macas nos corredores , etc.).
De resto é lamentar que mais uma vez o Sr. Anthony Garotinho através do microfone de rádio tente jogar a população contra a categoria médica criando factóides e intrigas provocando revolta em muitos que ignoram a verdadeira condição de funcionamento dos hospitais.
Gostaríamos ainda que o Ministério Público através dos seus representantes agendasse visitas aos pronto socorros dos hospitais para verificação em loco da situação de funcionamento dos mesmos.


SINDICATO DOS MÉDICOS DE CAMPOS

OBS: ESTA NOTA VAI REFERENDADA PELOS 80 MÉDICOS PRESENTES NA ASSEMBLEIA GERAL DO DIA 09/02/2015, QUE DELIBERARAM MANTER-SE EM ESTADO DE GREVE AGUARDANDO NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÕES COM A PMCG.

3 comentários:

Elian Maria Siqueira Carvalho disse...

Parabéns aos Colegas de Campos, agora reagimos em ato contra os ataques vindos de todos os lados, do Governo Federal, Governo Estadual e Governos Municipais, estamos em luta PELOS MESMOS PROBLEMAS aqui em MT!
Chega de levarmos a culpa pela incompetência dos gestores e políticos que levaram ao caos na saúde!
A luta agora é nacional!
Conte conosco!!
ELIANA SIQUEIRA
Presidente do Sindicato dos Médicos de MT SINDIMED MT
#alutadosmédicosénacional

Anônimo disse...

Já passou da hora. Devemos cobrar o pagamento do plano de cargos e salários imediatamente. E auxílio alimentação para os médicos com carga horária de 24 horas.

Anônimo disse...

Agora a ameaça de tirar nossas gratificações se tornou real. O que vamos fazer?