sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VISITA DA FENAM

Sindical

Presidente da FENAM visita hospital em Campos (RJ) e participa de assembleia com médicos
Foto: Giovana Carvalho 

30/10/2014

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, realizou nesta quinta-feira (30), pela manhã, vistoria das condições de trabalho e de atendimento no Hospital Ferreira Machado, em Campos (RJ). Às 15h30, haverá coletiva de imprensa sobre a agenda na cidade. Às 19h30, dr. Geraldo participa de assembleia no Sindicato dos Médicos de Campos (RJ) com a categoria médica. Na reunião será discutida a conjuntura da saúde nacional; as lutas da categoria; o caos na saúde pública, como a falta de leitos e equipamentos; a formação médica; os programas Mais Médicos e Mais Especialistas; além da negociação com os planos de saúde.

A agenda faz parte de uma série de visitas estratégicas da instituição aos Estados para conhecimento da realidade local e o fortalecimento das bandeiras de luta. A assembleia ocorrerá na sede do Sindicato dos Médicos de Campos (RJ), que fica na Avenida Alberto Torres, 205 Altos, no Centro.

Integram a comitiva o vice-presidente da FENAM, Otto Baptista, o membro da CAP-FENAM, Eglif Negreiros e o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze. Também fazem parte do grupo, o presidente do Sindicato, José Roberto Crespo e o tesoureiro, Reinaldo Dantas.

Fonte:
 Valéria Amaral 

http://campos24horas.com.br/portal/federacao-nacional-dos-medicos

Federação Nacional dos Médicos elogia estrutura do Ferreira Machado

sexta-feira, 31 de outubro de 2014      -       Foto: Divulgação    
O Hospital Ferreira Machado (HFM) recebeu nesta quinta-feira (30), a visita de representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e dos Sindicatos dos Médicos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de Campos.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), José Manuel Moreira, e o diretor geral do HFM, Ricardo Madeira, recepcionaram a comitiva, que está no município para reunião promovida pelo sindicato da categoria, e aproveitou a oportunidade para conhecer o hospital.
Ricardo Madeira falou sobre o perfil de atendimento, sobre os investimentos em obras de reforma e ampliação que vem sendo realizados pela Prefeitura desde 2011 no HFM e levou a equipe para conhecer as instalações do hospital e da nova UTI, inaugurada em maio de 2013.
Os representantes da FENAM e dos sindicatos dos médicos ficaram impressionados com a estrutura da nova UTI do HFM, que possui 30 leitos, sendo 24 deles individuais, divididos em sistema de box.
- É uma satisfação ver que as escalas de plantonistas estão completas, que há um comprometimento não só da equipe com o serviço, mas da gestão com o hospital. A UTI é excelente, tem uma estrutura física fantástica. É um exemplo que a gente pode levar para outros locais, de um hospital que está buscando se aperfeiçoar; e quem ganha é o paciente – destacou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira Filho.
Fonte: Jornal 24Horas

Presidente da Fenam critica as UPAs do Rio

Publicado em 30/10/2014


Phillipe Moacyr
coletiva na Faculdade de Medicina de Campos

Em visita ao Hospital Ferreira Machado (HFM) nesta quinta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira Filho, se deparou com um problema que se repete nas principais unidades hospitalares do Brasil: leitos improvisados no corredor. Ele reconheceu a diminuição do número de leitos de retaguarda em Campos e destacou ter notado a "perspectiva de melhora desta realidade, porque há investimento". Ele também elogiou a estrutura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HFM. "São 24 leitos, todos com equipamentos de última geração. A UTI é maravilhosa".

Após a visita, Geraldo e a comitiva que o acompanhou concederam entrevista coletiva à imprensa. Além da impressão que tiveram da unidade, eles abordaram diversas outras questões pertinentes à medicina. 

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed), Jorge Darze, denunciou a saúde pública oferecida pelo governo estadual. Ele criticou duramente o modelo de funcionamento das UPAs e das Clínicas da Família. "As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Clínicas da Família são verdadeiras fraudes. Elas não prestam o serviço a que os respectivos projetos se propõem. A UPA, por exemplo, mantém internados, por uma semana, pacientes que deveriam ser transferidos em no máximo 48 horas para clínicas hospitalares. Isso é um verdadeiro absurdo!", criticou Darze.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo, frisou a importância da comitiva no município e ressaltou que a entidade tem buscado entendimento com o poder público municipal para garantir melhorias. Compuseram a comitiva ainda o presidente e o coordenador jurídico do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), respectivamente Otto Baptista e Eglife Medeiros Filho.



Nenhum comentário: