quinta-feira, 5 de março de 2015

Geral - Reivindicação de médicos vai ser discutida sexta à tarde Folha da Manhã Online

Reivindicação de médicos vai ser discutida sexta à tarde

Dulcides Netto
Foto: Folha da Manhã 
Sem definição. Após não aceitar as propostas do governo municipal, médicos do Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG) e secretaria de Saúde voltarão a se reunir nesta sexta-feira (06) com secretários e definir os rumos do estado de greve, que ocorre desde o final de janeiro, em repúdio ao corte nos salários. A informação é do presidente do sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo, afirmando que a Prefeitura argumentou que precisou fazer reajustes e cortes nos salários da categoria para readequar o novo orçamento, que neste ano teria o contingenciamento de cerca de R$ 1 bilhão de reais.
— Os secretários de Governo, Administração e Saúde ficaram de fazer um estudo e analisar a nossa principal reivindicação, que é de elevar o piso salarial da categoria. Destacamos na reunião, que o salário está defasado, se comparado com os municípios de Macaé e São João da Barra, por exemplo. Já na nossa reivindicação das precárias condições de trabalho nos hospitais, o secretário de Governo, Anthony Matheus, se mostrou surpreso e disse que o governo municipal teria gastado cerca de R$ 40 milhões para garantir melhorias nas unidades municipais. Porém, a rede municipal de Saúde está defasada. O HFM já existe há 63 anos e a população de Guarus, que procura atendimento no HGG, aumentou nos últimos anos e pode ser comparada com o número populacional de um município, como o de Macaé — destacou o presidente do Simec, informando também que a rede municipal atende entre 80% e 90% da população.
No último dia 25, a Câmara de Vereadores aprovou decreto da Prefeitura de Campos que suspende a gratificação aos médicos do HFM, HGG e secretaria de Saúde, revogando, em menos de um ano, a mesma lei encaminhada pela prefeita Rosinha Garotinho à Casa de Leis. “Os secretários prometeram voltar com o benefício, porém com o valor menor. A proposta não foi aceita pela categoria. Queremos um novo piso salarial, e o valor aprovado na Câmara de Vereadores”, finalizou José Roberto Crespo.
Geral - Reivindicação de médicos vai ser discutida sexta à tarde Folha da Manhã Online


Nenhum comentário: