sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FENAM sensibiliza parlamentares para aprovação das bandeiras de lutas dos médicos

FENAM sensibiliza parlamentares para aprovação das bandeiras de lutas dos médicos


Encontro com o Relator Setorial de Saúde na Comissão Mista de Orçamento é resultado de intenso trabalho da Comissão de Assuntos Políticos (CAP-FENAM) 

  •  

Foto: Valéria Amaral 

03/12/2015

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Otto Baptista, fez uma intensa mobilização com os parlamentares no Congresso Nacional nesta quarta-feira (2), em Brasília, para a aprovação da Lei Orçamentária (PLN 05/15) para o próximo ano, que garantem mais recursos para a área da saúde, em 2016.

Os trabalhos iniciaram com reunião no gabinete do Relator Setorial de Saúde na Comissão Mista de Orçamento, deputado João Arruda (PMDB-PR), que redobrou os esforços e conseguiu fechar acordo para destinar mais R$ 7,3 bilhões para a saúde, que até então somavam R$ 100,2 bilhões. “Essa era uma previsão “enxuta”, com o risco de paralisar, a partir de julho de 2016, os serviços de Média e Alta Complexidade (MAC), como transplantes, SAMU e internações no Sistema Único de Saúde”, alertou o deputado federal.

Corpo-a-corpo no Congresso Nacional

Os diretores da FENAM fizeram um corpo-a-corpo no Plenário do Congresso Nacional, durante a Sessão Mista para sensibilizar os deputados e senadores para a aprovação da PLN 05/15 e pela criação da Carreira Médica (PEC 454), que está prestes a ser colocada em pauta para votação.

“Nós tivemos a oportunidade de ter um encontro inédito com vários parlamentares e colocar a nossa preocupação com o orçamento da saúde, com o retorno da gratificação dos médicos federais, Carreira Médica e greve dos peritos”, afirmou o presidente da FENAM.

“A agenda foi suprapartidária, procurando focar nas lideranças mais importantes do Congresso que tem tido uma preocupação com a agenda dos médicos. Nós contribuímos para que fosse fechado o orçamento da Saúde, e discutimos com o ex-ministro e senador Garibaldi Alves para encontrar uma solução para o impasse criado entre os médicos peritos e o INSS. O senador se dispôs a mediar o conflito”, relatou o Secretário de Comunicação, Jorge Darze.

Outro assunto importante em destaque foi a conversa com a presidente da Comissão Mista de Orçamento, a senadora Rose de Freitas (PMDB/ES), que reafirmou a garantia a inclusão na LDO de 2016 a previsão orçamentária para retorno da gratificação dos médicos federais. “Nós procuramos buscar os encaminhamentos para a aprovação das principais bandeiras de luta da FENAM”, afirmou o Secretário-Geral, Mário Ferrari.

O resultado é fruto de intenso trabalho da Comissão de Assuntos Políticos, do diretor de Assuntos Jurídicos, Eglif Negreiros.

Fonte: Valéria Amaral 

Nenhum comentário: