sábado, 3 de agosto de 2013

Faculdade de Medicina da UFRJ divulga nota sobre Programa Mais Médicos.


Faculdade de Medicina da UFRJ divulga nota sobre Programa Mais Médicos.
A Congregação da Faculdade de Medicina da UFRJ divulgou na quinta-feira, 1º de agosto, nota oficial com posicionamento sobre o Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Confira, abaixo, a íntegra do documento:
Nota da Congregação da Faculdade de Medicina da UFRJ sobre o Programa Mais Médicos
A Congregação da Faculdade de Medicina da UFRJ, reunida em sessão extraordinária em 30/07/2013 para avaliar a Medida Provisória nº 621, de 08 de julho de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, considera equivocada a redução do complexo problema da saúde pública no Brasil à falta de médicos e assume que:
1- A essência da crise na saúde em nosso país deve-se fundamentalmente ao subfinanciamento crônico do Sistema Único de Saúde (SUS), deficiências na gestão do sistema, problemas de organização e de infraestrutura da rede de assistência à saúde, ausência de uma política de pessoal adequada, associados ao estímulo que o Estado brasileiro confere ao setor privado de saúde, via isenções fiscais.
2- Seis anos são suficientes para uma formação de qualidade, sendo fundamental a inserção precoce no SUS com integração ensino e serviço, conforme proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, reforçando o compromisso social na formação de médicos generalistas e com visão humanista.
3- Apoia totalmente o Revalida.
4- É contrária ao encaminhamento das questões de ensino e saúde sem consulta prévia às Universidades e à sociedade em geral.
Diante do exposto, a Congregação apresenta as seguintes proposições:
1. Iniciar amplo processo de negociação para fortalecer o SUS, priorizando os graves problemas de saúde das populações com maior vulnerabilidade social.
2. Ampliar o orçamento da saúde e da educação, destinando à saúde 10% do PIB.
3. Criar um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, e admissão mediante concurso público, para todos os profissionais de saúde do SUS, com estímulo para a fixação nos locais de maior vulnerabilidade social e isolamento geográfico.
4. Criar diretrizes, estratégias e meios para regulamentação e fortalecimento da relação das Universidades com o SUS nos distintos níveis de atenção, visando à formação de pessoal da área de saúde.
5. Ampliar as vagas para os cursos de medicina mediante o investimento em infraestrutura e recursos humanos das instituições públicas.
6. Ampliar as vagas para residência médica e multiprofissional, priorizando a formação em atenção primária e de especialistas necessários ao bom funcionamento do sistema de saúde.
7. Ampliar o acesso a equipes de saúde com infraestrutura adequada, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade social.
A Faculdade de Medicina da UFRJ, há 205 anos comprometida com a formação de qualidade de profissionais da área da saúde, está confiante que, por meio do diálogo franco e aberto entre a Universidade, o governo e a sociedade, será construída a melhor solução para os graves problemas de saúde que visem ao fortalecimento e aprimoramento do SUS, pois o Brasil clama por “MAIS SAÚDE”.
Roberto de Andrade Medronho
Diretor
Faculdade de Medicina da UFRJ

Um comentário:

Jorge Gomes disse...

VIDEO CENSURADO - CONHECENDO A REALIDADE DA SAÚDE NO BRASIL
O VIDEO MAIS CENSURADO DE TODOS OS TEMPOS PELO PT.

https://www.facebook.com/photo.php?v=388738057894860

Comentário> Flavio Serbin Filho Fico triste em saber que depois que o comunismo caiu, ainda tem gente que insiste nessa droga que nunca foi bom para o povo. Na Rússia depois da revolução Lenine e Stalin mandou matar e matou de fome milhões de pessoas. Metade da minha família morreu. Meu bisavó fugiu para a Argentina e depois o Brasil.

A QUADRILHA VOLTA A ATACAR!!!
Creio, que pelas recentes declarações de alguns ministros do STF sobre a retomada do julgamento do mensalão, as manifestações deveriam acampar às portas do Superior Tribunal!
No próximo dia 14 de Agosto, devem começar a análise dos embargos de declaração com duração prevista para dois meses. Celso de Mello, o decano, aceita a possibilidade dos embargos infringentes o que, se admitido, implicaria em um novo julgamento com a possibilidade até de absolvição para alguns do alto escalão do PT!

Através de dona Dilma, mais uma lição aprendida na Cartilha Gramscista sobre a dissolução da família. A " Profilaxia da Gravidez", eufemismo para a prática do aborto, aprovada sem vetos, possibilita a uma jovem solicitar a pílula do dia seguinte, e até mesmo o aborto, sem necessidade de um boletim de ocorrência!

Cadê a CNBB, a FEB, as manifestações das Igrejas Evangélicas? Triste silêncio!

http://www.carlosvereza.com/2013/08/a-quadrilha-volta-atacar.html