quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AOS MÉDICOS DE CAMPOS E À POPULAÇÃO A PRISÃO DO DR HUGO MANHAES AREAS AS MANIFESTAÇÕES DOS COLEGAS AS AMEAÇAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO A LUTA PELO SUS REUNIÃO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2011

AOS MÉDICOS DE CAMPOS E À POPULAÇÃO
A PRISÃO DO DR HUGO MANHAES AREAS
AS MANIFESTAÇÕES DOS COLEGAS
AS AMEAÇAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
A LUTA PELO SUS
REUNIÃO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2011


O Sindicato dos Médicos de Campos-SIMEC
Em virtude dos últimos acontecimentos em relação a Saúde de Campos o SIMEC esclarece que:

1-    Ao ser informado da prisão do colega Hugo Manhães Areas, acionou o seu departamento Jurídico imediatamente, embora o mesmo não sendo sócio, para as providências cabíveis como acompanhamento do caso e disponibilidade necessárias em comum com seu advogado particular.
2-    Todos os hospitais conveniados de Campos possuem “atendimento social” (particular) e esta cobrança é feita pela Instituição, e não pelo próprio colega. Esta forma de atendimento pode gerar desvios no sistema e deve ser reavaliada quanto à sua legalidade(Atualização no final do post). Não entendemos porque os responsáveis pela Instituição não foram arrolados, e só o médico foi responsabilizado. Estamos convencidos que o Dr. Hugo Manhãs Áreas foi preso devido ao desejo do Promotor de aplicar uma medida de efeito pedagógico aos médicos do SUS, conforme suas declarações divulgadas pela imprensa, o que talvez pudesse ser feito de outra maneira, com mais conversa e orientação (TAC).
Diante de tais fatos  seriam esperadas  as manifestações dos colegas e o legitimo desejo de rever as suas relações com o SUS.
3-    As Entidades de Classe não podem tolerar ameaças dirigidas a categoria. Não somos escravos nem criminosos e não aceitamos trabalhar sob ditames que não sejam a nossa consciência profissional, a lei e o código de ética.
Diante dessa insegurança que pode prejudicar o nosso desempenho profissional e ser danosa ao pacientes estamos denunciando esse estado de coisas ao CNJ, OAB, Corregedoria da Justiça, Ministério  da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e as Comissões de Saúde da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, como também pedindo apoio ao Cremerj, Somerj, CFM, FENAM e AMB.
4-    As Entidades ao longo de sua história, sempre defenderam o Sistema Publico de Saúde, antes até da criação do Ministério Publico, portanto  a luta das Instituições é por um sistema universal igualitário e integrado, como sua prerrogativa básica. Não dá para responsabilizar o médico por um sistema com subfinanciamento, má gestão, fraudes, baixa remuneração dos serviços, baixos salários, terceirização, precarização do trabalho e exploração política entre outros. Não somos responsáveis pelas mazelas do SUS.
5-    Em relação a saúde de nossa cidade, entendemos que muitas etapas precisam ser vencidas como o não funcionamento PSF, apesar do concurso e determinação da justiça: cortes e atrasos nos pagamentos a rede conveniada e a demora em realizar as obras de ampliação e adaptação nos hospitais e unidades publicas.
6-    Aos colegas recomendamos que se apóiem nas suas entidades de classe. Só unidos e legalmente representados podemos garantir a nossa segurança, dignidade e independência profissional. Reportem quaisquer situações que caracterizem coação, ameaças e interferência na conduta profissional. Comuniquem ainda irregularidades e as  deficiências de recursos em seus locais de trabalho.
Estamos agendando reuniões com o promotor e com os diretores dos hospitais conveniados, o Secretário de Saúde e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, buscando soluções e estabelecer condições de trabalho, segurança e tranqüilidade para que os colegas possam continuar a atender nos hospitais de Campos.
  UNIDOS E LEGALMENTE REPRESENTADOS SOMOS FORTES!
Convocamos os médicos para uma reunião com os Diretores dos Hospitais, Secretaria de Saúde, SFMC e Seccional do Cremerj,  a ser realizada no dia 17 de novembro de 2011, ás 19:00 horas no auditório da SFMC, para discutir a crise atual de Campos e seus desdobramentos.
  
ATUALIZAÇÃO: Consultas médicas particulares nos hospitais filantrópicos são permitidas tanto pela legislação que rege as instituições filantrópicas no país quanto pelo contrato firmado entre o município e os hospitais conveniados, que estabelece o mínimo de 60% em atendimentos pelo SUS e os outros 40% em convênios e particulares. Lei federal nº 12101/2009 e decreto lei nº 7237/2010. Saiba mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muita boa essa iniciativa do SIMEC,assim a entidade realmente estar agindo como órgão representativa de classe,mas antes dessa reunião deveríamos convidar o Senhor Promotor e a imprensa a fazer uma visita nos Hospitais Públicos de Campos e mostrar para ele qual é a real situação da Saúde de Campos.Pacientes internados por longos dias na Emergência a espera de vagas para cirurgia e tratamento,os corredores dos hospitais viraram enfermarias e há muito tempo.As duas Tomografias do HFM e do HGG quebradas,ou seja,estão pagando exames a alguém por incompetência dos gestores.Vamos mais adiante,falta medicamentos básicos e indispensáveis para qualquer emergência,pasmém no HGG estava em falta semana passada:aas,atenolol e clexane.Gostaria que o Sr. Promotor tomasse atitudes que realmente fossem eficazes em promover a saúde e o bem-estar da população.Onde estão os quase 500 milhões do Orçamento da saúde de Campos?Que ele investigue os contratos de ambulâncias,de exames,de softwares da saúde,dos salários dos médicos do "Emergência em Casa",que com certeza aí sim ele vai mandar para cadeia aqueles que realmente são responsáveis por esse caos na saúde de Campos.